Neste novo projeto busca-se aprofundar os estudos teóricos, críticos e analíticos sobre a literatura juvenil contemporânea em diálogo com outras artes, manifestações culturais , áreas do conhecimento e a literatura canônica e universal, com destaque para a literatura brasileira, objetivando promover reflexões em torno dos subsídios teóricos propostos por diferentes campos do saber para uma definição da natureza e função da literatura juvenil, sempre em interface com as teorias literárias. Abarcaremos em nosso corpus obras que abranjam diferentes vertentes do insólito (maravilhoso, fantasia, fantástico e ficção científica) , assim como aquelas engendradas em contextos mais realistas, considerando inclusive as temáticas voltadas para questões sociais, identitárias e temas fraturantes ou sensíveis.
Pesquisa de pós-doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Supervisora: Prof.ª Drª. Maria Zilda da Cunha
Publicação futura
Concluída em Junho/2020
https://youtu.be/Rd7Mm7X6zH0?si=u3Rh9eTR218gDifw
Como trabalhar a literatura na escola, aliando o prazer da leitura à formação de leitores e à aprendizagem de conteúdos relacionados a diversos campos do saber? Foi essa pergunta que gerou o novo Especial multimídia da Plataforma do Letramento.
Projeto realizado em parceria com Regina Horta, para a Plataforma do Letramento