Práticas de ensino de linguagens propõe reflexões teóricas e aplicações práticas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, considerando a articulação entre as práticas de linguagens desenvolvidas no ambiente escolar, inclusive aquelas mediadas pelas novas tecnologias no meio digital. Tendo em mente que a língua é um fenômeno social e de interação verbal, destaca-se a importância do ensino a partir dos gêneros textuais/discursivos sob a perspectiva dos multiletramentos. Enfatiza-se a formação do leitor literário, condição essencial para os processos de individuação e humanização dos estudantes desde a educação infantil. O objetivo é proporcionar ao leitor uma variedade de propostas teórico-metodológicas para o ensino da língua portuguesa em nossa contemporaneidade, nas instâncias da análise linguística, leitura, produção textual escrita e oral.
Este livro, produzido a partir da tese de doutorado, em uma perspectiva histórica e comparatista, apontamos como a literatura infantil foi construída além do suporte livro, levando em conta diferentes concepções de infância, tendências pedagógicas e a própria materialidade dos textos.
No contexto da década de 1930, destacamos a importante contribuição do jornal português O senhor doutor e da revista brasileira O Tico-Tico para a formação de leitores, assim como para a educação informal e a história da Literatura Infantil.
Para adquirir o seu, acesse o link
A Literatura Infantil além do livro
Com este livro, fruto da dissertação de mestrado, demonstramos , em um estudo comparado, como diferentes autores (Ruth Rocha, com O Reizinho Mandão, José Gomes Ferreira, com As aventuras do João Sem Medo, e Pepetela, com a Montanha da água lilás), em diferentes épocas e em diferentes países de língua portuguesa (Brasil, Portugal e Angola), foram capazes de denunciar as arbitrariedades que os cercavam por meio da carnavalização na literatura e do resgate de formas típicas da tradição oral, apropriadas tanto para o público adulto quanto para o infantil.
Para adquirir, acesse o link
A carnavalização na literatura infantil
Uma homenagem a Maria Zilda da Cunha
(FFLCH-USP- 2023)
(Impresso:TODAS AS MUSAS, 2023)
ORG : Fabiana B. Carelli, Lígia Menna, Paulo César Ribeiro Filho e Susana Ventura
Esta publicação consiste em uma primeira homenagem à professora doutora Maria Zilda da Cunha, profissional que tem contribuído significativamente para a área da Literatura Infantil e Juvenil (somente na USP lá se vão mais de 15 anos). Em um prazeroso novelar e desnovelar, atravessa-se o potente universo das imagens em seus movimentos, cores, linhas, texturas, luzes e sombras. Universo semiótico tão apreciado por Maria Zilda em suas pesquisas e reflexões, também presente nesta homenagem. Seus amigos, parceiros acadêmicos, mestrandos, doutorandos, supervisionados de pós-doutorado, membros do grupo de pesquisa Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens a admiram e a reconhecem como uma profissional de excelência e, o essencial, um ser humano sensível e generoso, fadado a encantar e encantar-se pela pesquisa, pela literatura e outras artes, pela infância, pelo mítico, pelo visto, pela potência do vir a ser, pelas frestas e enigmas da vida.
Disponível para download gratuitamente
Disponível para download gratuitamente
A obra é composta por 32 textos que reverberaram a força indômita da linguagem, da arte da ficção, da experiência do narrar que nos tece humanos no tempo, da energia poética que enlaça a potência da razão aos rumores insistentes dos arcanos de nossa alma lúdica. O livro reúne artigos de pesquisadoras e pesquisadores que, a partir de suas investigações acadêmicas e de campo, trazem-nos reflexões sobre as obras de uma miríade de artistas: escritores, ilustradores, cineastas, editores, designers, pintores, quadrinistas, gamers, que trabalham a partir de um caldeirão de referências culturais extremamente variadas e, por vezes, levam-nos também para os caminhos da necessária teorização a partir da multiplicidade da experiência dos que fruem as obras. O convite para adentrar frestas, tatear e seguir fios da memória e caminhar com palavras pelos arredores da ficção foi respondido com brilhantismo e ousadia nessa obra que será, com certeza, ponto de partida para o desenvolvimento de novos grupos de pesquisa e possibilidade de encontros científicos para investigadores e professores espalhados pelo mundo.
Este livro é a realização de um projeto do Grupo de Pesquisa (USP/ CNPQ) Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens, vinculado ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), reunindo textos de vinte e cinco estudiosos que elegeram a literatura brasileira e seus possíveis diálogos com outras literaturas e outras artes como objeto de investigação. Os organizadores consideram a obra um importante esforço investigativo com a proposta de reflexão sobre os múltiplos caminhos que apontam para os debates da ficção contemporânea, em especial, àqueles para quem o inexplicável ainda fascina.
Disponível para download gratuitamente
No programa "Notícias em foco". Silvia Vinhas e Malu Mota.
Rbitv.Megatv.Tvmix. 14 UHF.
Coleção didática de Língua Portuguesa para o Ensino fundamental II e co-autoria com Regina Figueiredo (PNLD-2014).Editora Leya.
Fora de catálogo.